Fala pessoal, tudo certo com vocês? Estamos estreando um novo tipo de post, onde entrevistamos 10 cosplayers que estavam presentes no 2° dia do evento Anime Gakuen de Verão 2018!
Decidimos selecionar cosplayers iniciantes e experientes, pois assim podemos conhecer como é o trabalho de um cosplayer em vários níveis, destacando aqueles com anos de prática e incentivando quem está começando!
Quais são as dificuldades de alguém que começou agora? E de alguém que já está nessa área há uma década? Será que eles são motivados pelo mesmo propósito na hora de escolher o personagem? Confira abaixo e tire suas dúvidas agora!
Vanitas Hucci ~ Rem (Re:Zero)

Facebook: /INyanpan // Instagram: @nyanpan_
Idade: 23 anos
Quantos cosplays já fez: Já perdeu a conta, faz isto há 8 anos.
Por que a Rem? Vanitas costuma fazer cosplay de personagens com que se identifica, e gosta bastante da Rem.
Materiais: 90% algodão.
Tempo de confecção: Normalmente 1 semana, mas é perfeccionista então passa muito tempo depois ainda revisando para deixar todos os detalhes certos, principalmente maquiagem!
O que mais gostou: A peruca, que foi bem difícil conseguir igualzinha à da personagem, teve que procurar muito e ainda estilizá-la.
O que mais deu trabalho: Fechar o zíper! xD
Dica: “Sempre procure referências do personagem – mesmo que seja um detalhe bem pequeno, às vezes muda muito o cosplay – e tenha um pouco mais de trabalho na maquiagem, isso ajuda a trazer vida ao personagem”.
Curiosidades: Alguns cosplays ela faz à mão, outros compra. Mesmo assim, costuma sempre adicionar detalhes à roupa. Além disso, corta e arruma todas as perucas que tem e valoriza bastante a maquiagem.
Mais fotos da Rem:
Edson Alves ~ Devimon (Digimon)

Facebook: /ashdejoinvillecosplay
Idade: 21 anos
Quantos cosplays já fez: Tem 9 cosplays feitos no decorrer de 8 anos.
Por que o Devimon? Em 2017, Edson fez uma apresentação em grupo com o irmão e confeccionou 2 cosplays, de Angemon e Devimon. Naquela ocasião usou o do Angemon, e o irmão usou este.
Tempo de confecção: Como confeccionou 2 cosplays ao mesmo tempo, demorou cerca de 1 ano. Também é muito detalhista, gosta de investir muito em detalhes, que considera seu forte e o que chama a atenção em uma roupa.
O que mais gostou: As asas, são mais simples do que as do Angemon e mais tranquilas de usar, e o figurino mesmo por ser bem detalhado.
O que mais deu trabalho: O capacete, por causa dos chifres.
Materiais: Tecido, courino, cano de PVC para a estrutura das asas, papelão reutilizado, plástico e silicone. O capacete é de massa acrílica e papelão.
Dica: ““Façam seus próprios cosplays, pessoal, pode não sair tão bom assim mas sai mais barato do que comprar pronto. Reutilizem materiais, utilizem o que tem em casa e deem o seu melhor!”
Mais fotos do Devimon:

Ândria Kaminski ~ Vi, Skin Clássica (League of Legends)

Idade: 20 anos
Quantos cosplays já fez: Cerca de 15.
Por que a Vi? Gosta muito dessa personagem que sai dando soco em todo mundo, e achou que seria legal fazer as mãozonas.
Tempo de confecção: 3 meses, sendo que só tinha tempo para trabalhar nele à noite.
O que mais gostou: Como o cosplay ficou como um todo, pois chama muita atenção e tem muitos detalhes – quando a pessoa vê, consegue perceber o trabalho que ela teve para fazer tudo.
O que mais deu trabalho: As mãos, foi o que mais demorou.
Materiais: Papelão, EVA, papel laminado, cola quente, cola super bonder, tinta, tampinha de café, canos de papelão, papel machê e espuma expansiva.
>> Se quiser conhecer se aprofundar um pouco mais sobre alguns dos materiais da Vi, clique aqui!
Dica: “Tem que sempre improvisar, você pode achar coisa para fazer o seu cosplay em tudo quanto é lugar. Essas partes douradas dos canos eu achei na rua e levei pra casa, e muitas vezes nos meus cosplays eu acho uma roupa que é parecida num brechó e customizo. É só você ter empenho e achar as coisas em qualquer lugar que você vê, lembra que podia servir, aí você leva pra casa e inventa. Ter criatividade”.
Curiosidades: A Vi foi o 4° cosplay que a Ândria montou, há 4 anos, quando estava no ensino médio. Com o tempo, reformou algumas coisas, adicionou outras e fez ajustes (como a lente roxa nova) e está reaproveitando agora.
Mais fotos da Vi:


Renata Mello / Kitsune Raposa ~ Lux, Skin Elementalista, elemento: místico (League of Legends)

Facebook: /KitsuneRaposaCosplay // Instagram: @kitsuneraposa
Idade: 27 anos
Quantos cosplays já fez: Por volta de 32 cosplays.
Por que a Lux Elementalista? Kitsune adora jogar com a personagem, quando saiu a skin ficou apaixonada por esta forma. Se identifica com ela por ser muito sonhadora, louca, muito feliz e empolgada, e adora poder usar um personagem para mostrar para as pessoas como é realmente.
Tempo de confecção: 1 ano para pesquisar, receber e ajeitar tudo. Ela se considera muito perfeccionista.
O que mais gostou: A peruca e as meias; as meias foram feitas de forma diferente, porque é uma meia calça inteira e no jogo é como se fosse cortada, e aqui usou uma cor de pele para parecer que é uma meia contínua.
O que mais deu trabalho: O corpete, porque fez à distância, com uma menina do Recife. Teve que ajustar e fazer gambiarras (com uma abraçadeira e grampo de cabelo!) com a ajuda do marido, para deixar bem cintado. Ainda precisa levar numa costureira para deixar 100%. O corpete veio sem bojo, e dificulta não poder ser usado com sutiã porque é aberto nas costas. Então o mais trabalhoso foi a parte de cima da blusa e o corpete.
Materiais: EVA, cola branca pra peruca, EVA na arma e acrílico.
>> Se quiser conhecer se aprofundar um pouco mais sobre alguns dos materiais da Lux, clique aqui!
Dica: “Escolha um personagem que você ama, porque tudo flui com mais naturalidade, você se esforça e se alegra, e está fazendo pra você e não para os outros. Eu acho que isso é o principal!”
Mais fotos da Lux Elementalista:


Maria Luiza / Malu ~ Hatsuse Izuna (No Game No Life)

Idade: 15 anos
Quantos cosplays já fez: Este é seu 3º cosplay. O primeiro foi de Mio (K-On!), e outro de Sekai.
Por que a Izuna? “Eu queria muito fazer um cosplay que ficasse completo, porque eu nunca tinha realmente terminado direitinho um antes. Tentei pensar um personagem que eu gostasse e que desse pra fazer e apareceu a oportunidade de fazer dela, e eu falei: ‘Nossa, eu gosto muito dela!’, aí acabei fazendo.”
Materiais: Não sabe.
Tempo de confecção: Não sabe (comprou pronto). Mas já teve que virar a noite fazendo o chapeuzinho da Mio, em seu primeiro cosplay.
O que mais gostou: O rabo.
O que mais deu trabalho: A lente deu problema por causa de uma solução estragada e deu fungo (gente, isso é super perigoso!! tenham bastante cuidado). Comprou a lente nova na véspera, no 1° dia deste evento.
Dica: “Por mais que seja clichê dizer, se você gosta do personagem, faça! Mesmo que não fique muito bom, por mais que você não tenha o dinheiro ou o tempo pra fazer, faz algo improvisado, fica bem massa. Por mais que não fique 100% bom, você deu o seu melhor”.
Mais fotos da Izuna:

Maria Eduarda Calegari ~ Mayushii / Mayuri Shiina – versão maid café (Steins;Gate visual novel)

Facebook: /CalegariCosplay // Instagram: @CalegariCosplay
Idade: 22 anos
Quantos cosplays já fez: Em torno de 50 cosplays.
Por que a Mayushii? “Eu já fiz uma outra versão desta personagem, que é bem inocente, gosta muito dos amigos, é cosmaker e trabalha num maid café. Foi muito legal ser ela por um dia e está sendo muito divertido ser ela de novo por outro dia!”
Materiais: EVA, fita de cetim, tecido oxford e renda. O sapato é da Secret Shop (importado).
Tempo de confecção: Este comprou pronto, sabendo que tinha que modificar algumas coisas, como o cinto, e também adicionou anáguas. Não demora muito fazer um maid simples – 1 mês, 1 mês e meio. O acessório da cabeça teve que ser refeito de EVA, o que levou 1 final de semana.
O que mais gostou: O que Calegari mais gosta em um cosplay de maid é quando ele fica bem cheio com as anáguas, porque está acostumada a usar lolita, que tem muito disso. Ela considera que dá um charme extra para o cosplay!
O que mais deu trabalho: O cosplay veio já praticamente pronto, só teve que comprar o EVA, então tranquilo.
Dica: “Você não precisa fazer post procurando o personagem, faça com o qual você se identifica, aquele que foi a alegria da sua infância. Faça personagens que você realmente gosta. É isso!”
Curiosidades: Ela manda fazer seus cosplays com costureiras que já conhece, ou compra pronto. Não pode usar lentes ou cílios, nada que incomode no olho – mas isso não atrapalha nada em fazer cosplay, se você vai para se divertir no evento (a menos que vá desfilar). Para ela, o personagem ser reconhecido pelo público é a maior alegria de um cosplayer!
Mais fotos da Mayushii:

Jessy ~ Princesa Midna (Zelda Twilight Princess)

Facebook: /JessyCosplayer // Instagram: @jessycosplayer
Idade: 22 anos
Quantos cosplays já fez: Já passou dos 40, depois parou de contar.
Por que a Midna? É uma personagem que quase ninguém enaltece no jogo, que aparece só no final mas é muito importante. Quando ela apareceu, Jessy ficou muito impressionada, foi uma personagem que a marcou.
Tempo de confecção: 4 meses direto.
O que mais gostou: A capa, que demorou muito pois pintar relevo em veludo é difícil, mas foi muito recompensador.
O que mais deu trabalho: A capa.
Materiais: Tecido de primeira linha, biscuit, durepóxi, bastante tinta.
>> Se quiser conhecer se aprofundar um pouco mais sobre alguns dos materiais da Midna, clique aqui!
Dica: “Faça cosplay do personagem que você gosta: se identifica, gostou, vai lá e faz, não tem problema!”
Mais fotos da Princesa Midna:

Maria Letícia / Tícia ~ Maki Nishikino, versão Little Devil (Love Live! jogo)

Facebook: /TiciaCosplay // Instagram: @m_ticia
Idade: 17 anos
Quantos cosplays já fez: Já perdeu a conta, mas é a primeira vez participando de um evento grande e concorrendo no desfile.
Por que a Maki? “Gosto muito da Maki, me identifico com ela, já comprei os cosplays dela versão colegial e cyber, mas quando esse chegou eu me apaixonei muito, foi o mais bonito!”
Materiais: Algodão, poliéster, EVA, detalhes de miçangas e o arco da cabeça é de um metal bem pesado.
Tempo de confecção: A compra demorou em torno de 4 meses para chegar ao Brasil.
O que mais deu trabalho: O rabo e as asas. Deu muito trabalho para vestir, mais de 1h para colocar no corpo! Não conseguia colocar o rabo e a asa não parava no lugar. Felizmente o cospital resolveu o problema pra ela. Não precisou customizar, mas o tamanho não serviu, principalmente o short, que precisou refazer.
Dica: “Sempre vai dar algo errado! Tenho 1,70 de altura e pego o tamanho XL chinês, mas este aqui não tinha XL, só que eu fui muito teimosa e peguei o L, o que me deu muitos problemas mas consegui arrumar”
Curiosidades: Ticia começou com 13 anos, fez cosplay de Konan de Naruto e não gostou do resultado! Voltou em 2017 a fazer cosplay, fez da Celestia e ganhou o primeiro lugar em Rio do Sul.
Mais fotos da Maki:


Rafael Odo / Yoshi ~ Shiryu (Cavaleiros do Zodíaco)

Idade: 23 anos
Quantos cosplays já fez: Este foi o 1º cosplay confeccionado, é o 2º que fez (o primeiro, comprado, era de Roy Mustang, de FMA).
Por que o Shiryu? “A mensagem que o Shiryu passa. Muitos animes falam sobre amizade, mas poucos personagens fazem algo de verdade pelos amigos, que importa, não só porque é o certo a se fazer. Ele se sacrifica mesmo pelos amigos. Pra mim é uma mensagem muito bonita a ser seguida no mundo de hoje. As relações hoje estão meio superficiais”
Tempo de confecção: Com a ajuda de 2 amigos em Fortaleza, fez em 4 dias a maior parte do cosplay e precisou de mais 2 dias sozinho para as botas, escudo e luvas. Cerca de 1 semana de trabalho diário, direto.
O que mais gostou: Gosta é de ver o cosplay inteiro, não tem uma parte específica favorita. Não gostou do elmo, que não suportou o peso dos bigodes imponentes da armadura do Shiryu.
O que mais deu trabalho: O capacete foi o que deu mais trabalho para todo mundo que ajudou, com o formato da cabeça do dragão, e a preocupação com a fluidez do saiote que permitisse o movimento.
Materiais: EVA revestido com camada de água e cola para ser pintável, pedras de bijuteria, escudo revestido de alumínio.
>> Se quiser conhecer se aprofundar um pouco mais sobre alguns dos materiais do Shiryu, clique aqui!
Dica: “Conversar com cosplayers mais experientes para saber das manhas, o que fazer e não fazer. Eu teria demorado, 1, 2, 3 meses de trabalho sem a ajuda dos amigos mais experientes, e nem teria ficado muito bom”
Curiosidades: O Yoshi não precisou usar peruca, esse é seu o próprio cabelo, que por acaso estava comprido.
Mais fotos do Shiryu:
Kira ~ Humpty Dumpty (Blood Bank, mangá coreano)

Idade: 24 anos
Quantos cosplays já fez: Mais de 5.
Por que Humpty Dumpty? “Li a série e gostei muito de vários personagens, mas esse tem uma transformação psicológica durante a série, que é uma coisa que gosto bastante”.
Materiais: Brim (tecido), tecido com estampa de cobra, espuma para sola do sapato, calça de lycra, entre outros tecidos como algodão.
Tempo de confecção: Mais de 100 horas.
O que mais gostou: A parte da apresentação no palco, contar a história do personagem, que é um vilão. “As pessoas se chocam um pouco com a apresentação, aí eu já fico feliz!”
O que mais deu trabalho: A cobra. O tecido tem várias emendas, e precisou fazer com que elas não aparecessem.
Dica: Quanto mais você se esforça e tenta fazer as coisas do cosplay, melhor vai ficando o resultado. Várias etapas de aprendizado, tenta uma e dá certo, outra não dá, e assim vai.
Curiosidades: Kira costurou a cobra e um pedaço do casaco, o resto foi comprado. Ela já tinha usado o cosplay e se apresentado em outro evento antes deste.
Mais fotos de Humpty Dumpty:


>> Esperamos que vocês tenham gostado do nosso novo tipo de post! Caso tenham gostado, ou tenham alguma contribuição a fazer para melhorarmos o post, deixe nos comentários 😉
E um obrigado especial a todos os cosplayers que disponibilizaram um pouco do seu tempo para darem a entrevista, mesmo no super calor que estava no evento. Valeu! 😀
Adorei ter participado da entrevista, muito obrigado pela oportunidade… a e sao 8 anos de cosplay e uns 9 cosplays feitos ja…
Que bom que gostou 😀 Já atualizamos!
Obrigado mesmo por ter cedido um tempinho pra nós <3
Ótimo conteúdo e dicas para os cosplayers! Adorei a iniciativa, espero contribuir mais vezes 💙
Que bom que gostou! Com o apoio do pessoal, tentaremos trazer cada vez mais conteúdo sobre o mundo cosplay. Ficamos muito felizes que você pôde colaborar e que está disposta a fazê-lo mais vezes. Valeu, Jessy!
Obrigada pela entrevista!! Adorei o post ;3 ♡♡
De nada, eu que agradeço por ter participado! Ainda bem que você gostou \o/