Eventos Santa Catarina

Nós fomos: Bounenkai 2015 da Nipo-Catarinense!

Em dezembro, aconteceu a festa de encerramento da Associação Nipo-Catarinense (ANC), que promove o curso de japonês que fazemos. A festa se chama Bounenkai : “Bou” = esquecer, “nen” = ano, “kai” = a festa.

unnamed

Fui com meu amigo Serge, um estudante de intercâmbio que veio do Congo (a Vanessa foi passar o fim do ano com a família).

Estávamos atrasados e pensei que perderíamos o bingo que fazia parte da programação, mas pra nossa sorte, acabamos chegando exatamente na hora em que iria começar. Ainda bem que não perdi, queria muito jogar, fazia um tempão que eu não jogava!

IMG_20151216_195400100_HDR
Foto: NANL BR

O diferencial era que os números seriam ditos em japonês, portanto, para jogar teria que ter ao menos uma pessoa que falasse nihongo em cada mesa. Quem sorteava as peças era um japinha pequeno bem fofinho, enquanto as sensei ditavam o número. Os prêmios poderiam ser camisetas da ANC; copos vermelhos da ANC; pastas de plástico com estampas japonesas e hashi.

Fui o segundo da mesa a ganhar algo, mas fiquei bem feliz com o meu prêmio (e pude dá-lo de presente pra Vanessa :3) Mas mesmo quem não fez bingo acabou ganhando alguma coisinha, então todos ficaram felizes ^^

Depois do jogo chegou a hora de comer, a hora do tão aguardado temaki. Mas fomos surpreendidos: não simplesmente escolheríamos o temaki e o receberíamos prontinhos na nossa frente, teríamos que fazer nossos próprios! Claro, ensinados pelo Seiji-san, um senhor muito simpático que costuma fazer/vender comida nos eventos da ANC. Vejam só nosso passo-a-passo:

Como fazer um temaki
Como fazer um temaki, segundo ensinamentos de Seiji-san 😀 Infográfico by NANL BR.

A ordem das mesas para fazer os temakis foi decidida com o famoso Jan Ken Pon (pedra-papel-tesoura). Conseguimos a quarta colocação, ainda bem! Estava ansioso demais para fazer um temaki.

Os ingredientes que poderíamos colocar no recheio eram salmão, salmão com philadélphia, kani, salmão grelhado, pepino, manga e outros… (me lembro mais da parte da carne, a parte vegetariana não me interessa tanto :P) Depois de pronto, devorei o meu temaki em 30 segundos. A aparência ficou feia, mas o gosto estava ótimo 😀

IMG_20151216_221912428
Até que o segundo ficou aceitável. Foto: NANL BR.

Enquanto o pessoal se servia, os alunos do Shimadaiko deram uma aula para promover um pouco do taiko, essa música-dança que é espetacular. Também passaram um DVD sobre a Noite Japonesa, que aconteceu em setembro (veja nosso post sobre esse evento aqui!!). A filmagem estava ótima, e conseguiu captar toda a sensação que sentimos ao vivo naquele dia.

IMG_20151216_215619196
Foto: NANL BR

Para o fim da noite, os professores se uniram para dar um recado que infelizmente nos deixou bem chateados. A Julia Orie, nossa primeira sensei do curso, será transferida para Frei Rogério (colônia japonesa em SC, onde ela nasceu) para dar aulas por lá. Não teremos mais aulas com ela, mas esperamos que ela seja muito feliz por lá, ainda mais perto de sua família. E isso nos dá mais um motivo para irmos para Frei Rogério assistir à florada das cerejeiras em agosto =]

E assim foi o Bounenkai 2015, mais um evento divertido, saboroso e instrutivo da Associação Nipo-Catarinense. Que venham mais!!

Bounenkai 2015 ANC
Datas 16 de dezembro
Local Florianópolis/SC
Ingresso R$ 25 – R$ 30
Site http://nipocatarinense.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *