Sabemos que organizar um evento não é fácil, é dispendioso, e a crítica nos dias de hoje pode ser bem pesada. Um feedback negativo pode percorrer rapidamente a internet e minar seriamente as chances de recuperação de algum deslize por parte dos organizadores.
Um episódio recente nos inspirou a listar algumas dicas do que não fazer na organização do seu evento – e isso vale tanto para eventos iniciantes, que estão tentando se estabelecer ainda, quanto para os mais experientes, que podem por ventura pecar no trato com o público:
- Marque o evento e depois adie; marque um nova data e se possível, adie novamente (no maior estilo “Thank you Mario, but our princess is in another castle!“) – e quanto mais em cima da hora, melhor;
- Anuncie atrações, mas não faça divulgação delas;
- Cancele o evento 1 semana antes dele acontecer;
- Faça tudo isso já tendo aberto a venda de ingressos e já tendo tido compradores;
- Deixe todo mundo no vácuo no Facebook, incluindo cosplayers que estariam fazendo suas roupas e pessoas que limparam agenda para estar presentes no evento;
- Apague críticas no evento no Facebook, finja que não existiram;
- Diga que agiu dentro da ética, transparência e respeito pelo consumidor (deixando claro que consumidor é aquele que compra; os outros, possíveis clientes, não são clientes e portanto não precisam ser considerados);
- Queira fazer um evento sem capital inicial, mas com grandes nomes nas atrações;
- Sugira que a culpa do cancelamento é do público, que não fez a divulgação para os amigos.
~ Fazemos coberturas e resenhas de eventos e já vimos alguns erros como esses se repetindo por aí. O propósito deste post, aliás uma motivação para nosso blog, é ajudar e incentivar eventos voltados para a cultura nerd/otaku/geek a melhorarem sempre, e se tornarem eventos de excelência e renome pelo país.
~ Esse post tem um tom cômico, mas são na verdade dicas para qualquer negócio. Seus clientes e colaboradores são seu maior bem; trate-os com carinho e se comuniquem, sempre! Querem ser vistos com mais humanidade? Tratem os outros da mesma forma (sempre, não somente depois que o erro aconteceu!) ^^