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Desconquistando fãs do seu evento antes mesmo de tê-los – um guia do que não fazer

Sabemos que organizar um evento não é fácil, é dispendioso, e a crítica nos dias de hoje pode ser bem pesada. Um feedback negativo pode percorrer rapidamente a internet e minar seriamente as chances de recuperação de algum deslize por parte dos organizadores.

Um episódio recente nos inspirou a listar algumas dicas do que não fazer na organização do seu evento – e isso vale tanto para eventos iniciantes, que estão tentando se estabelecer ainda, quanto para os mais experientes, que podem por ventura pecar no trato com o público:

  1. Marque o evento e depois adie; marque um nova data e se possível, adie novamente (no maior estilo “Thank you Mario, but our princess is in another castle!“) – e quanto mais em cima da hora, melhor;
  2. Anuncie atrações, mas não faça divulgação delas;
  3. Cancele o evento 1 semana antes dele acontecer;
  4. Faça tudo isso já tendo aberto a venda de ingressos e já tendo tido compradores;
  5. Deixe todo mundo no vácuo no Facebook, incluindo cosplayers que estariam fazendo suas roupas e pessoas que limparam agenda para estar presentes no evento;
  6. Apague críticas no evento no Facebook, finja que não existiram;
  7. Diga que agiu dentro da ética, transparência e respeito pelo consumidor (deixando claro que consumidor é aquele que compra; os outros, possíveis clientes, não são clientes e portanto não precisam ser considerados);
  8. Queira fazer um evento sem capital inicial, mas com grandes nomes nas atrações; 
  9. Sugira que a culpa do cancelamento é do público, que não fez a divulgação para os amigos.

~ Fazemos coberturas e resenhas de eventos e já vimos alguns erros como esses se repetindo por aí. O propósito deste post, aliás uma motivação para nosso blog, é ajudar e incentivar eventos voltados para a cultura nerd/otaku/geek a melhorarem sempre, e se tornarem eventos de excelência e renome pelo país.

~ Esse post tem um tom cômico, mas são na verdade dicas para qualquer negócio. Seus clientes e colaboradores são seu maior bem; trate-os com carinho e se comuniquem, sempre! Querem ser vistos com mais humanidade? Tratem os outros da mesma forma (sempre, não somente depois que o erro aconteceu!) ^^

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