fullmetal alchemist live action
Animes Indicações

Crítica Fullmetal Alchemist Live Action na Netflix

Cada vez mais animes famosos estão ganhando adaptações para filmes com atores reais! Esse tipo de versão é conhecida como live action, e em 2017 tivemos diversos animes recebendo a sua adaptação. E claro que não podia ser diferente com um dos melhores animes de todos os tempos: Fullmetal Alchemist! Infelizmente, por haver diversos exemplos ruins de live actions (como Dragon Ball Evolution, Avatar: O último dobrador de ar, e mais recentemente, Death Note), algunas pessoas acabam perdendo a fé de que possa sair algo bom dessas adaptações. Será que Fullmetal Alchemist live action entra nessa lista? Descubra a seguir.

>> Confira também os 5 melhores live actions lançados em 2017!

Antes de iniciar os comentários sobre o filme, vale lembrar que Fullmetal teve duas versões em anime, algo bem raro de acontecer. A primeira versão é Fullmetal Alchemist, lançada em 2003, enquanto o mangá ainda estava sendo produzido. Assim, ela seguiu o mangá apenas até certo ponto e precisou desenvolver um final independente – o anime acabou em 2004 e o mangá somente em 2010. A segunda versão é Fullmetal Alchemist: Brotherhood, que começou em 2009 e acabou em 2010, tendo a chance de reproduzir o mangá do início ao fim. A estética de ambas as versões também acaba sendo diferente:

fullmetal alchemist live action
Na esquerda podemos ver a versão antiga, e na direita a mais atual.

Vamos agora ao Fullmetal Alchemist Live Action

Primeiramente vale destacar o enredo e sua fidelidade quanto ao caminhar da história até certo ponto do filme. Uma das grandes dificuldades de transformar animes ou mangás em live actions (e qualquer livro em filme, no geral) acontece pelo fato de as séries terem muitos volumes/episódios, permitindo que se explore os personagens com calma e os evoluam com o avanço da história. Adaptar um roteiro é uma das partes mais delicadas desse trabalho.

Embora tenha excluído alguns personagens marcantes como Scar, Izumi e Armstrong do seu roteiro, o live action de Fullmetal Alchemist conseguiu fazer uma boa adaptação até o seguinte momento:

ATENÇÃO SPOILER CAMUFLADO A SEGUIR —> a morte de Maes Hughes  <— FIM DE SPOILER, PODE VOLTAR A LER.

Até ali, a história foi bem fiel ao roteiro de Brotherhood. Os acontecimentos se desenrolaram em bom timing, dando tempo de digerir o que se assistiu e de sofrer também, porque né… é de FMA que estamos falando.

>> Inclusive, um personagem que dá suas caras no live action aparece no nosso vídeo abaixo (acho que dá pra saber quem é :P):

Após o acontecimento do ~spoiler~, a história tem que se encaminhar para o fechamento e isso faz com que se acelere, terminando o filme precocemente e de uma maneira diferente das duas versões anteriores. Até o próprio ~spoiler~, na nossa opinião, não pôde ser tão sentido. Várias dúvidas que surgiram durante o filme ficaram sem tempo para respostas – só quem assistiu ao anime pode imaginar. Uma pessoa cujo primeiro contato com a franquia se dê através do filme com certeza fica com aquela vontade de quero mais, e várias questões perambulando pela sua cabeça. Quem sabe se fosse confirmado um segundo ou até um terceiro filme da série (ao estilo do live action de Rurouni Kenshin, um dos mais queridos!), fosse possível aproveitar melhor o desenrolar a história. Mas isso não apaga o fato de que me arrepiei e quase chorei nas cenas mais marcantes que FMA tem a oferecer e que o filme conseguiu transformar em “realidade”.

Ainda sobre o live action de Fullmetal Alchemist, vale destacar o character design, que trabalhou junto aos efeitos especiais em computação gráfica de maneira impecável, para deixar o fã o mais ambientado possível. Cada personagem está igualzinho ao anime, deem uma olhada nos irmãos Elric e na transmutação feita pelo Ed!

fullmetal alchemist live action
Ed, empresta essa roupa pro meu cosplay?
fullmetal alchemist live action
Olha esse Al inteiramente feito em computação gráfica. Sensacional!
fullmetal alchemist live action
Babando aqui nessa transmutação linda!

Até mesmo os alquimistas federais estão uniformizados e com o cabelo exatamente no mesmo estilo da série 0.0

fullmetal alchemist live action
Vejam o exemplo do Mustang e da Hawkeye. Simplesmente perfeitos *.*

Junto disso tudo, também tiveram os cenários, que foram gravados na Itália e no Japão e auxiliaram de maneira espetacular na ambientação do filme.

fullmetal alchemist live action
Esse cenário é tão FMA <3

Por fim, não podemos deixar de falar da dublagem do filme! Quem assistiu a Fullmetal Alchemist: Brotherhood dublado pode ficar tranquilo, pois a diretora de dublagem Úrsula Bezerra (voz de Naruto em Narutose preocupou em trazer a maioria dos dubladores originais para trabalhar no filme! Temos Marcelo Campos (Yugi em Yu-Gi-Oh) como Edward, Rodrigo Andreatto (Joey em Yu-Gi-Oh) como Alphonse, Letícia Quinto (Athena em Saint Seiya) como Hawkeye, Vanessa Alves (Misato em Evangelion) como Luxúria, Silvio Giraldi (Sesshoumaru em Inuyasha) como Inveja e outros! Obrigado por se preocuparem em manter ao máximo o elenco que já estamos acostumados, isso facilita na familiarização com o filme.

Resumindo, vale ou não vale a pena assistir Fullmetal Alchemist live action?

Podemos garantir que vale. O clima todo do filme faz a gente se envolver, e nos convence de serem acontecimentos plausíveis em uma realidade em que a alquimia (e a maldade humana) existe(m). Só mantenha em mente o seguinte: é uma adaptação e não uma reprodução de algum dos dois animes! Entre agora no Netflix e aproveite 😀

Deixe nos comentários sua opinião sobre o filme para conversarmos e sabermos o que os outros fãs estão achando sobre 😉

João Eicke
Otaku nascido e criado com animes do Toonami; terror dos buffets livre de sushi e aprendiz do estilo Hiten Mitsurugi!
http://www.noanimenolife.com.br/

3 thoughts on “Crítica Fullmetal Alchemist Live Action na Netflix”

    1. Oi, Júnior. Quem bom que gostou. Isso nos deixa muito felizes.
      Pode acompanhar porque tem muitos posts por vir ainda.
      Fique a vontade pra comentar também e dar a sua opinião quando quiser 😀
      Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *