dicas de cosmaker
Cosplay Dicas

Dicas de Cosmaker: aprenda sobre materiais para melhorar seu cosplay!

Se você está lendo esse post, é porque deseja melhorar seu cosplay. E nada mais adequado que Eduardo Ítalo, do canal Dicas de Cosmaker (o MAIOR canal brasileiro voltado para ajudar pessoas a produzirem seus cosplays) seja o nosso parceiro para este post. Eduardo é cosmaker desde 2011 e além de ter muita experiência para compartilhar com vocês, também possui uma grande relevância no cenário nacional sendo convidado como atração por diversos eventos pelo Brasil.

Primeiro vamos lembrar que para melhorar seu cosplay existem diversos aspectos que devem ser levados em consideração como maquiagem, tecidos, performance… Para este post o foco será sobre a importância e as características dos materiais que são utilizados no mundo cosplay para fazer armaduras, espadas, staffs, máscaras, e mais uma infinidade de coisas. Então vamos lá!

Mas afinal, por que é interessante eu saber sobre materiais?

Para isso, vou separar em duas respostas: uma para pessoas que compram cosplays prontos e outra para pessoas que querem criar seu cosplay.

Se você compra cosplay pronto, provavelmente já passou por problemas como:

  • Os itens do seu cosplay estão espalhados por diversas lojas diferentes.
  • Teve que importar o produto pelo AliExpress vindo lá da China correndo o risco de ser taxado, ou da peça sofrer algum dano, ou até mesmo de não chegar no dia do evento.
  • Mesmo que ache o cosplay todo pronto, muitas vezes apresentou algum detalhezinho faltando ou até mesmo mal feito (algo bem comum na verdade…).
  • E por fim, o preço! O valor de cosplay comprado pronto é muito alto para algumas pessoas, e não dá pra ficar mudando de cosplay a toda hora.

Ao ter conhecimento em materiais, você poderá ajustar as peças da maneira que você preferir. Muitas vezes você nem precisará comprar uma peça específica que está custando o olho da cara, pois você poderá fazê-la inteiramente do zero \o/ Pensa só na economia.

E se você quer criar seu cosplay, o conhecimento de materiais é indispensável. Materiais são geralmente utilizados para fazer itens e acessórios do personagem. É necessário você saber sobre as características de cada material, e quais ferramentas serão usadas para trabalhar com ele. O nível de detalhamento de uma peça feita a mão pode ser altíssimo se o criador estiver fazendo com carinho e capricho. E isso é comum de acontecer no mundo cosplay, visto que escolhemos personagens que amamos trabalhar em cima. Fora que é muito gratificante receber elogios de uma coisa que você construiu com suas próprias mãos. E não podemos nos esquecer também que a economia é enorme! Dá pra fazer armas de cosplay por 10 reais :O

Ok, fui convencido. Mas por onde eu começo? Como eu pesquiso?

Calma, tudo vai ser esclarecido nesse post e nos infográficos que criamos em parceria com o Dicas de Cosmaker. Primeiro você deve aprender sobre as ferramentas necessárias para fazer sua arte. Isso mesmo, arte! Você está fazendo o trabalho similar ao de um escultor, de um estilista. Tudo isso junto e misturado. E como todo artista, você precisa de ferramentas para seu trabalho. As ferramentas são dos mais diversos tipos. Quanto mais ferramentas mais simplificado é o seu trabalho. Porém você pode fazer seu trabalho com poucas e boas ferramentas, que dão conta de praticamente tudo. Algumas ferramentas podem seu utilizadas de maneira que você nem imaginaria.

Aí vão algumas ferramentas que o Dicas de Cosmaker mais utiliza para criar suas peças de cosplay: réguas, esquadros, estiletes, pincéis, lápis…

>> Nós e o Dicas de Cosmaker criamos um guia com mais de 16 ferramentas e seu nível de importância dentro da criação de uma peça. Olha só!

dicas de cosmaker
Essas são algumas ferramentas que colocamos no nosso guia pra vocês!

Certo, vou usar algumas ferramentas que tenho aqui em casa, mas e os materiais?

Existem os mais diversos tipos de materiais que podem ser utilizados para o seu cosplay.

Podemos citar o EVA, cano de PVC, MDF, isopor, biscuit…

Além disso existem diversos tipos de colas e tintas que podem ser utilizadas.

De acordo com Eduardo, do Dicas de Cosmaker, existem 4 tipos de características que definem esses materiais. São eles:

Resistência: Capacidade dos materiais de resistirem aos desgastes normais que toda peça de cosplay sofre ao longo do uso.

Durabilidade: Tempo de conservação do material. Pode durar anos sem estragar se forem bem guardados.

Versatilidade: Variedade de uso que um material pode ter no momento da construção de peças para o cosplay. Alguns materiais podem ser usados para praticamente tudo, enquanto outros podem ter usos bem específicos.

Preço: Avalia o custo de cada material.

Ou seja, cada material terá sua especificidade. Alguns possuem todas essas características, já outros apresentam apenas uma de destaque.

>> Fizemos um conteúdo que reúne mais de 20 materiais destacando suas características conforme a figura abaixo. Clique aqui e baixe o seu agora!

dicas de cosmaker
Esses são alguns dos materiais que colocamos no nosso guia pra vocês!

Tô entendendo! Agora já sei tudo sobre materiais. Acho que vou fazer uma espada do Cloud de Final Fantasy!

Caaaalma. Segura essa empolgação. Eu sei que dá vontade de sair fazendo as coisas mais mirabolantes do mundo, mas tome cuidado para não se frustrar. Comece pelo básico, com coisas simples. Utilize materiais que sejam baratos e descartáveis para que você possa trabalhar nele sem medo de perder dinheiro. Assista a vídeos do Dicas de Cosmaker, lá é bem didático e ensina diversas técnicas para serem aplicadas.

>> Alguns itens que o Eduardo criou estão dentro do nosso conteúdo também! Lá você verá exemplos de criação de espadas, armaduras e máscaras.

dicas de cosmaker
Além do biquíni da Ariel, nosso guia ensina a criar uma espada e uma máscara!

Ah, e mais uma coisa. Seja criativo! Você pode comprar esses materiais, mas pode encontrá-los na rua, na sua garagem… E pode usá-los de maneira que ninguém jamais imaginou. A autenticidade é tudo 😉

Esperamos que tenham gostado do post. Quem sabe sai um sobre tecidos… O que vocês acham? Valeu 😀

João Eicke
Otaku nascido e criado com animes do Toonami; terror dos buffets livre de sushi e aprendiz do estilo Hiten Mitsurugi!
http://www.noanimenolife.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *