Eventos Santa Catarina

Nós fomos: Anime Gakuen de Verão III!

Nos dias 12 e 13 de março fomos conferir o Anime Gakuen de Verão III, em São José/SC. Quer saber se valeu a pena? Continue lendo nossa resenha!

12697121_1562206954104909_4252121900257178400_o

Já conhecíamos o local – o Centro Multiuso São José – desde que ele foi palco de outro evento (de outro organizador) no ano passado, o Wasabi Game+Show. Mas a organização das atrações e stands no espaço foi diferente, então vale contar.

Assim que entramos, passando as portas de vidro onde se entregava os ingressos e faziam a revista (bem mais ou menos, aliás) há o “hall de entrada” do Centro, que dessa vez concentrou o setor cultural e a comida, o que foi interessante, deixá-los separados do resto. Isso incluía as mesas da Associação Nipo-Catarinense e do NEJAP (Núcleo de Estudos Japoneses, onde nós ficamos para dar um apoio); a área dos workshops de mangá, origami, furoshiki, kirigami e kitsuke; a “área dos artistas”, para mostrarem e venderem seu trabalho; além do espaço para as bandas convidadas venderem produtos e darem autógrafos.

AGV09
Stand do NEJAP. Foto: NANL BR
AGV15
Foto: NANL BR

Havia também o chamado “palco cultural”, que não era um palco mas um espaço onde ocorreriam palestras e apresentações culturais japonesas. Isso foi meio decepcionante, porque dava pouquíssimo destaque para os palestrantes, que já têm a árdua tarefa de competir com as outras atrações do evento, menos didáticas e mais de entretenimento, digamos assim. É complicado fazer a pessoa sentar e aprender alguma coisa quando ao mesmo tempo está acontecendo uma empolgante partida de LOL ou apresentações de cosplay. Além disso, faltou uma comunicação melhor, divulgar mesmo durante o evento o que ia acontecer nesse palco cultural, pra chamar gente.

AGV20
Kauê Otávio palestrando sobre história japonesa. Foto: NANL BR
AGV02
Alice “Monstrinho” dando workshop de desenho. Foto: NANL BR

A área do ginásio em si concentrou, por sua vez, as salas temáticas e todos os stands de venda de camisetas, miniaturas, mangás e etc., ou seja, o que mais se compra em evento, mas principalmente camisetas e touquinhas, e mais camisetas e touquinhas… sinceramente, achamos meio repetitivo. Por sorte estavam lá as lojas PlayArt, que tem produtos incríveis que já tínhamos até postado na wishlist de Natal, e a K-Zero Store, com itens relacionados a KPop =)

Tínhamos elogiado as estruturas de stand do último Gakuen, mas elas não foram usadas nessa edição, e não havia placa com o nome das lojas – o que é bem ruim, tanto para vendedores quanto para compradores.

Final de evento. Foto: NANL BR
Final de evento. Foto: NANL BR

No palco montado nesta área do ginásio ocorreram partidas e campeonato de LOL – esse é um ponto curioso. Muita gente pensou que este era o palco principal, quando na verdade o principal era no auditório, passando por um corredor na lateral. Então as atrações convidadas (palestrantes, bandas, cosplay) aconteceram todas lá dentro, meio escondidas (perdemos o show da Hokuten por causa disso, pois é). A estrutura do auditório é realmente boa para o desfile de cosplay, e a acústica para as bandas… mas assistir banda sentado não dá (as pessoas ficaram em pé no espacinho entre o palco e as poltronas), e isso acabou deixando o resto do evento (ginásio e hall de entrada) silenciosos demais, porque não havia música nas outras áreas para animar a galera. É engraçado, porque no Wasabi nós achamos muito legal o LOL ser no auditório, pois trazia toda uma vibe de campeonatos internacionais.

Exceto por essa questão complicada, o resto do espaço foi bem utilizado – o hall de entrada, como já falamos, e a área de games nos fundos, que foi uma ótima ideia (embora faltasse sinalização visível e algumas informações tivessem sido escritas à mão e coladas nas paredes). Sentimos falta de mapas do local e de preocupação da organização em treinar staffs.

AGV12
Deadpool e Saitama 😛 Foto: NANL BR
AGV14
Cosplays de King e Meliodas, de Nanatsu no Taizai. Foto: NANL BR

No primeiro dia houve um atraso nos cosplays (até encurtando o show da Midnight Projekt) – pode ser por problemas bobos ou falta de um sistema computadorizado com as infos do concurso, enfim, coisas que um planejamento prévio ajudariam. No segundo dia, a programação já correu mais certinha, e foi legal deixarem pessoas subirem pra dançar e zoar no palco nos intervalos das atrações.

AGV06
Apresentação de cosplay de Kaneki e Rize, de Tokyo Ghoul. Foto: NANL BR
AGV18
Cosplayer de Alexiel, de Angel Sanctuary. Amo muito!! Foto: NANL BR
AGV07
Cosplayers. Foto: NANL BR

As atrações, aliás, foram bem escolhidas, e o evento fechou bem com o show da queridinha do público The Kira Justice, que tem ótima presença de palco e sabe empolgar a galera (inclusive fazendo stage diving, ou seja, mergulhando na plateia pra serem carregados). Ousados! ;D

~ Mostramos um pouco mais desse evento em tempo real pelo Snapchat. Não viu? Então segue a gente lá, pra não perder mais nada!! noanimenolifebr 😉

2 thoughts on “Nós fomos: Anime Gakuen de Verão III!”

  1. Muito legal, sempre estou lendo suas resenhas sobre os eventos, só tenho a agradecer por precisamos de um termômetro e um sistema de crítica construtiva onde quem ganha são todos como o organizador o publico e vcs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *