clichês em animes
Animes Opinião

Os 10 Maiores Clichês em Animes

Se você assiste animes, em algum momento começou a reparar que certas situações aconteciam com uma frequência muito alta. Bem, isso é o que chamamos de clichês. Eu separei aqui os 10 clichês em animes que mais se repetem no mundo otaku, vamos a eles!

1. Correr em aberturas

Parece que pra dar algum tipo de ação ou dinamismo para uma abertura e mostrar que todos são felizes e estão em busca da realização do seu sonho, é necessário fazer os personagens da série correr… Quantas milhões de aberturas você já viu assim? Tem um vídeo no Youtube que fizeram uma coletânea com diversas aberturas que os personagens estão correndo. Dá só uma olhada (o vídeo é de 2012):

>> Gosta de aberturas? Veja as melhores da temporada (Summer 2018)!

2. Episódio em fontes termais ou praia

O Japão é bem conhecido por suas fontes termais, isso acontece pela sua localização geográfica altamente perigosa. Ele se encontra no chamado “Círculo de Fogo do Pacífico”, área que é rodeada por vulcões. Essa intensa atividade vulcânica resultou em águas termais que estão espalhadas pelo país inteiro. Além disso, o Japão é uma ilha, e consequentemente possui um litoral com praias. Os animes gostam de brincar com isso. Geralmente fazem um episódio que envolva comédia e luxúria. Visto que são situações onde os personagens se encontram sem roupa ou de biquíni, é o momento perfeito para o bombardeio de clichês como fanservice e outros que estão nessa lista.

clichês em animes

3. Fanservice

Bem, já que falei sobre fanservice no tópico anterior, vou explicar melhor o que ele é agora. Segundo o site Japonês de Anime, “esse tal de fanservice é nada mais nada menos que cenas ou imagens em anime e mangá que são sensuais ou eróticas e não prestam pra literalmente nada”. Você com certeza já se deparou com situações desse tipo. São aquelas cenas que tá tudo de boa, e de repente aparece alguém perdendo a roupa, ou vestindo uma roupa sensual, ou até os peitos dando uma balançada. Esse clichê em animes geralmente aparece em shounens e principalmente ecchis, super voltado para o público masculino. Não vou dizer que não existe fanservice para o público feminino, mas nem se compara.

clichês em animes

4. Cara ou mão em peitos

Tá lá, uma situação totalmente normal quando de repente as luzes se apagam e quando acendem tá o cara com a mão no peito da guria. Ou então ele tá andando e do nada tropeça e cai de cara nos oppai. Essa situação é clássica dentro do mundo dos animes. E o que acontece depois disso? Um tapaço na cara, só pra ficar ligado.

clichês em animes

5. Arquétipos

Para a criação de qualquer anime, o autor precisa decidir como será a personalidade do personagem que ele está desenvolvendo. É aí que entram os arquétipos, que segundo o dicionário é “aquilo que está no âmbito do consciente coletivo e tende a ser compartilhado por toda a humanidade”. Ou seja, é algo que está gravado no nosso subconsciente. Como vemos o mundo? Como enxergamos o bem e o mal? Como percebemos que alguém é tímido? Como decidimos que tal pessoa é maligna? E por aí vai… Então, para decidir como serão os personagens da sua história, o autor precisa levar tudo isso em consideração. Através disto, diversos personagens clichês aparecem, por exemplo: protagonista persistente, vilão que só quer destruição, e claro, as garotas que surgem no meio do enredo. Essas garotas geralmente se encaixam em uma dessas definições de “dere” que você já deve ter ouvido falar: yandere, kuudere, dandere, e a mais conhecida, tsundere. Isso é assunto pra outro post, mas não tira o fato que esses tipos de personagens acabaram se tornando clichês em animes.

clichês em animes
Aqui é um exemplo clássico de tsundere – a personagem feminina que gosta do protagonista mas não gosta de demonstrar esse interesse de uma maneira aberta.

6. Harém

Diversos animes tem apelado para esse clichê. O harém nada mais é que um homem que acaba rodeado por diversas mulheres gatas que tão afim dele. É mais comum de ser visto em animes ecchi, mas não é uma regra. Sword Art Online e Nisekoi, que não são ecchis, possuem seu harém. Também vale mencionar que existe o chamado harém invertido, onde uma garota é rodeada por vários homens lindões que são apaixonados por ela.

clichês em animes

7. Personagens com poder oculto / proibido

Esse aparece em 11 a cada 10 shounens xD Brincadeiras a parte, com certeza você já assistiu uma anime onde alguém da série possui algum poder oculto que é liberado após um certo acontecimento, e isso acaba o tornando superpoderoso. Ou então, um poder que é tido como proibido, mas que é necessário utilizá-lo para vencer a situação que se encontra. Dragon Ball é uma série que adora utilizar esse tipo de clichê.

clichês em animes

8. Poder da amizade

Quantas vezes você já viu vilões serem derrotados pelo poder da amizade? Garanto que não foram poucas… Muitos comentam que o poder mais forte e amedrontador que existe para qualquer vilão de anime, é o poder da amizade – um dos clichês em animes mais batido de todos os tempos. Isso também é um clichê que geralmente acontece em shounens, visto que é um conteúdo produzido para adolescentes. Os autores querem mostrar a importância que há em ter amigos fiéis ao seu lado, e que é uma coisa importante que você deve procurar durante sua vida. Os famosos amigos pra vida toda, com os quais você pode contar a hora que você quiser e que sempre estarão ali para você! Fairy Tail é puro poder da amizade.

clichês em animes

9. Esperar transformações

O ambiente está tenso, uma batalha que decidirá o futuro da humanidade está acontecendo, mas antes de continuar ela, o protagonista precisa se transformar…

– Você espera um pouquinho vilão?

– Ah, claro. Sem problemas. Leva o tempo que for.

2 Minutos de episódio depois a luta continua. O herói decidido fala:

– Agora você está acabado!

O herói vai em direção ao vilão desferindo um ataque que é bloqueado facilmente.

– O que? Você levou todo esse tempo para continuar fraco? Que decepção…

Inventei isso agora. Mas pode-se facilmente colocar dentro de um anime. Transformações demoradas que o vilão fica esperando acontecer é sem dúvidas um dos clichês em animes mais marcantes que tem. Sailor Moon é o grande nome desse tipo de clichê.

clichês em animes

10. Sentar na janela

Já vi comentarem que quanto mais perto da janela dentro da sala de aula, mais importante é o personagem dentro da história. O que é totalmente verdade ao analisarmos os clichês em animes. Quantas vezes já vimos aquela cena do protagonista sentado perto da janela e olhando pro quintal da escola durante uma aula chata? Muitas vezes acontece até algo durante essa olhada que o faz ter que sair imediatamente da aula dando uma desculpa bem tosca. Bleach pode ser o representante desse clichê.

clichês em animes

E assim chegamos ao final de mais um post! Devo dizer que existem vários outros tipos de clichês em animes ainda, mas isso fica para uma parte 2! O que você achou? Sentiu falta de algum outro clichê? Deixe aí nos comentários para sabermos a sua opinião!

João Eicke
Otaku nascido e criado com animes do Toonami; terror dos buffets livre de sushi e aprendiz do estilo Hiten Mitsurugi!
http://www.noanimenolife.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *