Japão

Resenha: Atelier (dorama)

Atelier, ou Underwear, é o primeiro dorama original a aparecer no Netflix. É uma série japonesa desenvolvida pela Fuji Television (veja aqui a listinha humilde de animes que a estação transmite no Japão, além de boa quantidade de doramas) para o Netflix, e chegou aqui no Brasil no finalzinho do ano passado.

Assim que ouvi falar dela fui correndo assistir, e encontrei uma série simplesmente encantadora!

netflix-japan-underwear2

Atelier mostra a história contemporânea de Mayuko Tokita, uma menina que está começando a se aventurar pelo mercado de trabalho, e é apaixonada por tecidos – ou, mais especificamente, fibras de tecidos! 

Ela consegue emprego em uma loja de lingeries bem tradicional e exclusiva, onde tudo custa os olhos da cara, por ser um maravilhoso trabalho feito à mão. Lá, tenta evoluir de novata-varre-chão-faz-café até poder dar seus próprios pitacos no design das peças e materiais utilizados, ou ajudar a conduzir uma segunda linha de produtos mais acessível ao público, com produção em massa.

Só que para isso ela vai ter que aprender muito, e principalmente conquistar o prestígio da durona e misteriosa Mayumi Nanjo, criadora e dona da marca.

atelier-resenha-review-chunan-netflix-8

underwear-emotion-finalSe você está esperando algo no estilo ecchi, não vai encontrar – é uma loja de lingeries e aparecem muitas modelos em roupas de baixo, mas o foco não é esse! E também não é um drama ou romance, é mesmo uma novelinha com pitadas de comédia.

A história lembra um pouco a do filme americano O Diabo Veste Prada (inclusive tanto no filme como em Atelier temos uma chefe inspirada em Anna Wintour, editora-chefe da revista Vogue americana). 

underwear014

Mas o que mais me chamou a atenção foi mesmo poder observar os cenários incríveis do Distrito de Ginza, em Tóquio, onde se passa o dorama, e os costumes, modo de falar e dinâmicas sociais japonesas – há quem diga que esses podem causar estranhamento para nós ocidentais, e por isso nem todo mundo pode gostar da série. Mas sinceramente não senti nada disso, acho que quem está acostumado com anime não vai ter nenhum problema, só amor ^^

É muito legal ver os valores que são passados na série, entender como os funcionários lidam com a chefe, como todos parecem esconder os sentimentos mas os demonstram de uma maneira totalmente diferente.

Screenshot 2016-02-20 at 22.05.16

netflix-atelier-5
Lendo mangá no trabalho para… hmm… trabalhar.

Ela tem só 13 episódios (ainda não sabemos se terá mais temporadas) e cada episódio dura cerca de 45 minutos – dá pra ver rapidinho e é uma delicinha <3

gif-atelier
Encontre alguém que olhe pra você como a Mayuko olha para a roupa xD
Atelier (Underwear)
Gênero dorama, série
No. de episódios 13
Ano 2015
Site http://www.netflix.com/title/80067618

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *