Animes Opinião

Resenha: Shokugeki no Souma – Food Wars (anime)

Desde que era uma criança, Yukihira Souma (hoje com 15 anos de idade) ajudou seu pai, trabalhando como sous-chef em seu restaurante. Ao longo dos anos, Souma desenvolveu uma paixão por entreter seus clientes com suas criativas, ousadas e deliciosas criações culinárias. Seu sonho é um dia ser dono do restaurante de sua família, como chef principal.

No entanto, quando seu pai de repente decide fechar o restaurante para testar suas habilidades de cozinha em outros lugares do mundo, ele envia Souma para a Academia Culinária Tootsuki, uma escola de gastronomia de elite, onde apenas 10% dos estudantes conseguem se formar. A instituição é famosa por seus “shokugeki” ou competições de comida, onde os estudantes se encaram em confrontos culinários intensos e com muito a perder.
Enquanto Souma e seus novos colegas lutam para sobreviver ao estilo de vida extremo de Tootsuki, mais e maiores desafios esperam por ele, colocando em teste os anos de aprendizado com seu pai.

Pegue um guardanapo (melhor um babador) e se prepare para um anime que vai te deixar com cada vez mais fome a cada episódio que passa!

tumblr_static_tumblr_static_filename_640
O que é Master Chef perto disso?

Este é Shokugeki no Souma, um anime onde a comida é o foco e é tratada com o máximo de cuidado. Esse cuidado vai desde a aparência mais suculenta e gostosa dos pratos apresentados até as técnicas (reais) de culinária que são usadas – ou seja, se tiver a receita, você também pode fazer (talvez não fique tão fabuloso, mas mesmo assim já tá valendo).

>> Ele nos deixou realmente inspirados pra cozinhar alguma coisa, e modéstia à parte, tudo o que fizemos enquanto assistíamos ao anime ficou mais gostoso que o normal (mesmo que fosse um feijão com arroz básico).

E se prazer é o que se sente ao comer algo delicioso, o anime faz questão de exaltar isso, até exagerando no fan service no início – felizmente a tensão escolar equilibra isso mais tarde.

Juntando esses dois pontos temos a luxúria total: a beleza da comida que conseguimos praticamente sentir o cheiro vindo da TV, junto com o prazer que as pessoas sentem ao comê-las.

5b20807bbb470f9076a5f9ca8f1f40d1789f52a7_hq

Souma é um personagem principal que agrada. Ele é seguro do que faz e quando falha, mesmo se sentindo muito mal, ergue a cabeça e tenta aprender com seus erros. Sem falar que ele é humilde e tem o seu próprio jeito de resolver os problemas que aparecem. Os outros personagens também têm seu crédito, principalmente Megumi Tadokoro, que poderia vir a ser uma personagem fraca (e quase entrando nesse vídeo), e acaba supreendendo e trazendo outro tom para a história.

Todo dia é Hell's Kitchen pra Megumi...
Todo dia é Hell’s Kitchen pra Megumi…

O ambiente escolar onde o anime se passa é perfeito para criar uma trama onde muita coisa pode acontecer. Nada mais é que a melhor escola de culinária do Japão (e nos animes quando é a melhor “alguma coisa” no Japão, significa que a porra fica séria). Só as pessoas mais ricas e que fazem parte de alguma rede de restaurantes conhecida têm acesso à Totsuki (se conseguirem ser aprovados). Souma é uma exceção, bem por fora desse mundo gourmet – e isso faz com que gostemos mais ainda dele.

Lá temos professores super rígidos, rivais a toda hora, a Elite dos 10 (os melhores alunos, que “comandam” a escola), os shokugeki, e o risco iminente de ser expulso do colégio devido a provas e notas ruins (entre outros…) – eles são testados o tempo todo!

tumblr_ns60dlrT071uqemewo1_500
Erina e sua “língua de deus” podem dar piti à vontade fingindo não aceitar Souma…
shokugeki-500
…mas sabemos que por dentro ela está assim.

Um mistério que fica no início do anime é sobre o passado do pai de Souma, Jouichirou. Como ele conseguiu fazer com que Souma fosse para essa Totsuki? Ele é mesmo tão famoso que saiu do restaurante da família para trabalhar nos Estados Unidos? O próprio Souma não conhece muito sobre seu pai, e esse tipo de mistério é sempre perfeito dentro de uma história. E aí vem uma “falhinha” do anime – infelizmente, grande parte desse mistério acaba lá pra metade da temporada, quando Jouichirou reaparece do nada na história só para tirar essas dúvidas, aparentemente. Embora isso abra a nossa cabeça para outros acontecimentos, achamos que ficaria mais interessante se ela tivesse sido contada por partes. Um pouco de informação ali, outra pro final da temporada, ou pra próxima, tudo de uma vez chega a ser sem graça… a menos que venha mais coisa pela frente.

tumblr_nm978r2h8Y1uo77uno1_500
Souma imagina se um dia será mais gato melhor que seu pai.

A animação fica por conta do J.C.Staff, um estúdio com obras como Bakuman, Prison School, Zero no Tsukaima, Shakugan no Shana, Excel Saga… São animes um pouco menos conhecidos, mas com qualidades de animação que sempre surpreendem.

O detalhamento das comidas e a forma com que ela é apresentada são o ponto alto da animação. A cada episódio, esperamos ansiosamente o que será preparado por Souma e os outros para nos surpreender.

Mesmo sendo um anime de comida, ainda é um anime, então todas as poses, transformações e movimentos exagerados acompanham a trama, deixando a culinária com muito mais graça. É um Master Chef mais exagerado, bonito e delicioso. Você nunca pensou que um anime de comida fosse te deixar tão animado! <3

Shokugeki no Souma (Food Wars)
Gênero ecchi, shounen, vida escolar
No. de episódios 24
Temporada de lançamento Spring/2015 (terminado)
Adaptação mangá de mesmo nome (2012-?)
Sequência Shokugeki no Souma 2nd season (estreia em 2016)
Site oficial http://shokugekinosoma.com/

*informações retiradas do perfil no MyAnimeList.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *